Ainda sobre cervejas, mulheres e mídia.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Sobre o post anterior....

Fiquei sabendo que no meio publicitário existe o Código de Auto-Regulamentação, ou seja, algumas normas que são debatidas no próprio meio publicitário. Portanto, não existe censura; pelo menos não do modo que conhecemos, oq acontece de verdade é um compromisso assumido entre os publicitários.
Segundo a Folha, "O anexo sobre bebidas alcoólicas do Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária, publicado em 2003 pelo Conar, diz que os anúncios 'não se utilizarão de imagens, linguagem ou idéias que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que contribua para o êxito profissional, social ou sexual'".

O Renato, que respondeu ao post, disse que seria interessante passar esses comerciais em outro horário, provavelmente pq em alguns horários as crianças não estão muito expostas à TV. Eu acho que isso poderia ajudar, mas.................... Quando li a matéria na Folha, não foram só esses pontos que me preocuparam, além deles existem ideais em massa que surgem por aí, por exemplo: a questão da "mulher objeto", o mundo ser interessante apenas se você beber, etc. No meu ponto de vista, isso também é preocupante.

1 comentários:

R R disse...

É complicado, Vívian...

Embora a TV seja um meio "formador de opinião", sou contra regulamentação no sentido de poder ou não exibir determinada coisa em certos comerciais... Ainda acho que a questão do horário de exibição ou mensagens ao final de cada propaganda seriam atitudes mais corretas.

Ou, caso queiram radicalizar, para drogas (fumo e álcool) o ideal seria então proibir a propaganda vez, ao invés de cercear a liberdade criativa dos publicitários...

Opiniões, opiniões... Com as divergências vamos buscando soluções!

Beijos!