terça-feira, janeiro 30, 2007
Hoje li na Folha que o Conar vai começar a monitorar propagandas, em especial as de cervejas, para investigar se ocorre falta de ética com relação às mulheres que são expostas nesses comerciais.
Eu achei interessante, mas sinceramente, acho que não vai mudar muita coisa... sei lá se isso faz parte da cultura brasileira ou não, mas existe essa coisa maluca de ver a mulher como objeto sexual e essa, por sua vez, parece sentir prazer em ser vista desse modo. Por exemplo, lá na matéria da Folha eles citam os comerciais feitos pela Juliana Paes... Realmente tem coisa apelativa nesse comercial (da Antartica, se não me engano), mas ao invés das mulheres que estão do outro lado da tela recriminarem isso, ocorre o contrário... parece que internalizam que isso é bom e que ser vista como um objeto sexual é um objetivo a ser alcançado.
Pois é, continuo cuidando da minha cabeça, porque senão.............
"' Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com eqüidade de gêneros', diz Berenice Bento, doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília." (leia a matéria completa)
Eu achei interessante, mas sinceramente, acho que não vai mudar muita coisa... sei lá se isso faz parte da cultura brasileira ou não, mas existe essa coisa maluca de ver a mulher como objeto sexual e essa, por sua vez, parece sentir prazer em ser vista desse modo. Por exemplo, lá na matéria da Folha eles citam os comerciais feitos pela Juliana Paes... Realmente tem coisa apelativa nesse comercial (da Antartica, se não me engano), mas ao invés das mulheres que estão do outro lado da tela recriminarem isso, ocorre o contrário... parece que internalizam que isso é bom e que ser vista como um objeto sexual é um objetivo a ser alcançado.
Pois é, continuo cuidando da minha cabeça, porque senão.............
"' Não há sutileza, as mulheres estão ali para serem consumidas. Os anúncios revelam que a mulher é algo para servir ao homem e mostram como estamos longe de uma sociedade com eqüidade de gêneros', diz Berenice Bento, doutora em sociologia e pesquisadora da Universidade de Brasília." (leia a matéria completa)
1 comentários:
Hummmm... acho que os comerciais deveriam continuar como estão...hehehe
Mas é verdade, a maioria das mulheres curte ser objeto sexual, e esse tipo de medida do Conar pra mim fica num limite muito tênue com a censura, por isso acho que deve manter.
O que podem fazer é mudar o horário, ou, se entidades feministas não concordarem, entrarem na Justiça contra os criadores dessas propagandas. Pra isso, indico alguns advogados...hehehe
Beijo!
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